Notícia

É preciso reduzir direitos sociais para haver emprego, diz presidente do TST

Fonte: (Folha de S.Paulo) 06/11/2017 - 11:46:27

É preciso reduzir direitos sociais para haver emprego, diz presidente do TST

É lamentável ouvir uma declaração tão perversa como essa de um magistrado representante da Justiça do Trabalho. Aliás, este é o presidente mais patronal da história do TST.

A realidade é que o trabalhador não aguenta mais perder tantos direitos sociais. Será que só a classe trabalhadora tem que pagar pelos problemas econômicos do Brasil? Essa declaração mostra claramente quem Ives Gandra defende: os ricos e o mercado financeiro.

O presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, diz que é necessário reduzir direitos para garantir empregos.

“Nunca vou conseguir combater desemprego só aumentando direito.”

Gandra afirma ainda não ver problema em trecho polêmico da reforma trabalhista que estabelece indenização por dano moral com valor proporcional ao salário.

“Não é possível dar a uma pessoa que recebia um salário mínimo o mesmo tratamento, no pagamento por dano moral, que dou para quem recebe salário de R$ 50 mil. É como se o fulano tivesse ganhado na loteria.”

Para ele, a reforma quebra a rigidez da legislação e dá segurança jurídica às empresas em um ambiente de novas tecnologias.

“A espinha dorsal da reforma foi o prestígio à negociação coletiva. É importante porque quebra a rigidez da legislação. Tem a possibilidade de, em crise econômica, trocar um direito por outra vantagem. Por exemplo, um reajuste salarial menor, mas com uma vantagem compensatória: eu garanto por um ano seu emprego ou vou te dar um reajuste do auxílio-alimentação superior à inflação”, diz.

“Um pouco da crise veio exatamente do crescimento de encargos trabalhistas. Para você ter uma reforma que o governo manda dez artigos e sai do Congresso com cem alterados, é porque havia demanda reprimida”, completou.

As informações são de reportagem de Laís Alegretti na Folha de S.Paulo.

O Sindesporte quer saber sua opinião:

O que você achou do nosso novo site?

Ótimo!
Bom!
Regular
Ruim