Sindesporte fecha primeiro acordo coletivo depois da reforma trabalhista

Fonte: (Sindesporte) 08/12/2017 - 17:15:21

Este ano, as negociações com o setor patronal ocorreram diante de uma realidade econômica difícil, inflação baixíssima, empresas demitindo em massa e para piorar, tivemos a Reforma Trabalhista, que afeta duramente a classe trabalhadora, retira direitos e muda completamente a forma de relações de trabalho.

Foi neste cenário caótico, que as comissões do Sindesporte e Sindi-Clube (Sindicato que representa os Clubes Esportivos), estabeleceram entendimentos para manter um acordo equilibrado, sendo um dos pontos negociado, a reposição total da inflação acumulada no período de dezembro de 2016 a novembro de 2017.

Vale ressaltar que, como não existe uma política de reajuste automático de salário, os Sindicatos precisam negociar todo ano um novo acordo. Temos exemplos de categorias que, este ano não conseguiram nenhum aumento.

No acordo entre Sindesporte e Sindi-Clube, foi estabelecido que o aumento salarial para quem ganha até R$ 11.062,62 será de 1,95%, que equivale a 100% do INPC.

Para quem ganha acima desse valor, a reforma trabalhista prevê a livre negociação entre patrão e empregado, o que na prática equivale, na maioria das vezes, a zero por cento de reajuste. Nestes casos, o Sindesporte ainda conquistou aumento salarial de 60% do índice do INPC.

Aumento real – O piso salarial da categoria, a cesta básica e o vale refeição, foram reajustados acima do índice da inflação, tiveram aumento de 2,50%.

Homologação será no Sindicato – Mesmo com a reforma trabalhista permitindo que as rescisões contratuais sejam feitas no próprio Clube, o Sindesporte conseguiu manter as homologações no Sindicato, garantindo assim, maior proteção dos direitos, conferindo os cálculos de todas as verbas rescisórias e corrigindo qualquer irregularidade.

Este índice de 1,95%, por mais absurdo que pareça, é oficial e controlado pelo governo.  É justo que o trabalhador mostre sua indignação, pois somente o gás de cozinha sofreu um aumento abusivo de 68%, os planos de saúde de 14% a 20%, a gasolina 7% entre outros aumentos que pesam no bolso da população.

Cláusulas sociais – A manutenção das cláusulas sociais da convenção coletiva, é mais uma importante conquista do Sindicato, que gera benefícios para todos os trabalhadores da categoria. Em muitos casos, garantir estas cláusulas valem mais do que aumento de salário.

Trabalhador, negociamos com responsabilidade e acima de tudo, valorizando a preservação do seu emprego.

Clique aqui e acesse a íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho